Iluminação de paredes e textura

A situação abaixo mostra como podemos enfatizar uma parede com textura através da iluminação, com uma mesma luminária colocada em quatro situações diferentes de distância vê-se o efeito luminotécnico em cada situação.

No primeiro quadro uma luminária posicionada a 30 cm da fachada no piso, com o facho dirigido para ela, as pedras da textura ficam iluminadas, enquanto os rebaixos ficam com sombra. Fica a impressão de ela ser branco e preta, e é quase impossível notar as cores, a textura da superfície da parede domina e fica um tom sombrio e agressivo.

Quando posicionada a 90 cm. da parede, muda o aspecto: a textura torna-se menos dominante e começamos a perceber a cor.

Ao aumentar a distância para 3 m., e em seguida, para 8 metros, a superfície é suavizada e achatada, a textura fica menos perceptível e as cores tornam-se mais visíveis. Os olhos não conseguem distinguir as partes salientes da parte rebaixada, e a única informação que nota-se é quanto a cor da pedra.

Portanto a escolha da distância e da direção da iluminação é uma poderosa ferramenta disponível para o lighting designer para criar o efeito desejado, e mostra a parede da maneira mais adequada no seu projeto.

 

©2015 ~ Todos direitos reservados ~ BRASCOR TEXTURA ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - Termos de uso | Política de privacidade