Como fazer aplicação de textura com efeitos de forma fácil

1 de fevereiro de 2018 by in category News. with 0 and 0

Hoje temos no mercado uma grande infinidade de tipos de texturas que você pode utilizar no acabamento da sua obra. Dessa forma, fica fácil para planejar como será a aparência das suas paredes. E além da variedade das texturas, temos também alguns tipos de rolos que conferem um efeito muito bonito, que podem ser adaptados para o seu projeto.

Veja como preparar as paredes e  alguns tipos de desenhos com rolos!

Preparando a superfície

A superfície que vai recever a aplicação de textura tem que estar limpa, seca, curada, lisa e bem nivelada, isenta de partículas soltas, óleos, graxas, mofo, sais solventes, ou quaisquer outras sujeiras ou contaminantes, com textura e grau de absorção uniformes.

É muito importante nivelar a parede.

Para testar, utilize uma régua bem rígica, como as de madeira, com mais de 1 metro, colocando-a em várias posições e verificando se ela fica toda em contato com a superfície. De acordo com o resultado desse teste, você pode ter duas situações sobre o nivelamento.

A) Paredes quase niveladas: Nivelar aplicando 1 demão de massa, com uma desempenadeira. Deixar secar bem para aplicar a camada a ser texturada.

B) Paredes pouco niveladas: Necessitam trabalho de alvenaria. Somente depois comece a texturar.

 

 

Rolo utilizado para criar efeitos decorativos em paredes.

 

 

Uso de rolo para aplicação de textura:

1) Antes de tudo, prepare a massa. Para isso, bata a massa com vigor, não se esquendo de misturar o fundo da embalagem, para garantir que a massa fique bem homogênea. Se por preciso diluir, faça isso com no máximo 10% de água, mas em geral a diluição não é necessária.

2) Com uma desempenadeira nova, bem lisa, aplique uma camada uniforme de massa ou textura acrílica com 3 ou 4mm de espessura em uma área de até 1m², diretamente na superfície a ser trabalhada.

3) Passe o rolo com o efeito decorativo que você escolheu, umedecido, de cima para baixo levemente, pois aplicar com muita pressão não aumenta o efeito e sim prejudica a textura. Deixe secando por algumas horas. Se o clima estiver úmido, pode ser preciso mais tempo.

4) Após a secagem completa, pinte na cor desejada, sem diluir a tinta, usando um rolo de pele de carneiro , com no mínimo 19mm de altura de lã.

5) Em massas texturadas, como as de quartzo, escolha as mais finas.

 

Para a massa não empapar o rolo, é preciso que você verifique alguns pontos primeiro:
– se a superfície está bem nivelada;

– se o rolo estiver muito seco, umedeça-o, para que a água funcione como lubrificante;

– não use força em excesso ao aplicar.

 

Se a tinta escorrer ao pintar, pode ser porque:
– a tinta pode estar muito diluída;

– pode ter sido aplicada com muita força.

 

Quando a textura ficar com rebarbas:

– tenha a certeza de usar rolo de lã alta;

– para um melhor efeito visual recomendamos aplicações em áreas de aproximadamente 1m² por vez.

 

Como limpar o rolo:

No caso de massa ou textura acrílica, limpe em água corrente com uma escova de limpeza, repetindo esta operação sempre que necessário, e também após o uso.

Adicionar comentário

©2015 ~ Todos direitos reservados ~ BRASCOR TEXTURA ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - Termos de uso | Política de privacidade