Hoje temos no mercado uma grande infinidade de tipos de texturas que você pode utilizar no acabamento da sua obra. Dessa forma, fica fácil para planejar como será a aparência das suas paredes. E além da variedade das texturas, temos também alguns tipos de rolos que conferem um efeito muito bonito, que podem ser adaptados para o seu projeto.
Veja como preparar as paredes e alguns tipos de desenhos com rolos!
Preparando a superfície
A superfície que vai recever a aplicação de textura tem que estar limpa, seca, curada, lisa e bem nivelada, isenta de partículas soltas, óleos, graxas, mofo, sais solventes, ou quaisquer outras sujeiras ou contaminantes, com textura e grau de absorção uniformes.
É muito importante nivelar a parede.
Para testar, utilize uma régua bem rígica, como as de madeira, com mais de 1 metro, colocando-a em várias posições e verificando se ela fica toda em contato com a superfície. De acordo com o resultado desse teste, você pode ter duas situações sobre o nivelamento.
A) Paredes quase niveladas: Nivelar aplicando 1 demão de massa, com uma desempenadeira. Deixar secar bem para aplicar a camada a ser texturada.
B) Paredes pouco niveladas: Necessitam trabalho de alvenaria. Somente depois comece a texturar.
Rolo utilizado para criar efeitos decorativos em paredes.
Uso de rolo para aplicação de textura:
1) Antes de tudo, prepare a massa. Para isso, bata a massa com vigor, não se esquendo de misturar o fundo da embalagem, para garantir que a massa fique bem homogênea. Se por preciso diluir, faça isso com no máximo 10% de água, mas em geral a diluição não é necessária.
2) Com uma desempenadeira nova, bem lisa, aplique uma camada uniforme de massa ou textura acrílica com 3 ou 4mm de espessura em uma área de até 1m², diretamente na superfície a ser trabalhada.
3) Passe o rolo com o efeito decorativo que você escolheu, umedecido, de cima para baixo levemente, pois aplicar com muita pressão não aumenta o efeito e sim prejudica a textura. Deixe secando por algumas horas. Se o clima estiver úmido, pode ser preciso mais tempo.
4) Após a secagem completa, pinte na cor desejada, sem diluir a tinta, usando um rolo de pele de carneiro , com no mínimo 19mm de altura de lã.
5) Em massas texturadas, como as de quartzo, escolha as mais finas.
Para a massa não empapar o rolo, é preciso que você verifique alguns pontos primeiro:
– se a superfície está bem nivelada;
– se o rolo estiver muito seco, umedeça-o, para que a água funcione como lubrificante;
– não use força em excesso ao aplicar.
Se a tinta escorrer ao pintar, pode ser porque:
– a tinta pode estar muito diluída;
– pode ter sido aplicada com muita força.
Quando a textura ficar com rebarbas:
– tenha a certeza de usar rolo de lã alta;
– para um melhor efeito visual recomendamos aplicações em áreas de aproximadamente 1m² por vez.
Como limpar o rolo:
No caso de massa ou textura acrílica, limpe em água corrente com uma escova de limpeza, repetindo esta operação sempre que necessário, e também após o uso.
Adicionar comentário