A construção civil aliada à tecnologia

4 de agosto de 2016 by in category News with 0 and 0

A construção civil sempre teve como aliada a tecnologia. Mas nos últimos anos, o desenvolvimento tecnológico vem proporcionando novos recursos para a construção que parecem mais coisa de ficção científica!

Veja agora o que podemos esperar para o futuro na construção.

 

TINTA SENSÍVEL A RACHADURAS ESTRUTURAIS

Trata-se de uma tinta condutora de eletricidade, que consegue detectar fissuras em uma construção. Ela funciona com eletrodos que são colocados na superfície da construção, e depois a tinta é aplicada sobre eles. Então uma corrente elétrica passa pelos eletrodos e um algoritmo determina se o potencial elétrico sofreu transformações, e onde isso aconteceu, mostrando as rachaduras em sua fase inicial, favorecendo assim a reforma mais rápida possível, para evitar desperdícios.

1377131389

 

BAMBU COMO SUBSTITUTO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Além de ter custo baixo, o bambu cresce muito rápido e sua estrutura é extremamente forte e maleável. A gramínea (sim, o bambu é um tipo de grama!) já é largamente utilizada em países asiáticos, e agora uma equipe do MIT estuda formas de usar o bambu na construção civil, como forma de material secundário, com menor impacto ambiental e com custos mais baixos.

 

bambu

 

PAPEL DE PAREDE QUE CARREGA CELULAR

Imagine carregar seu smartphone sem a necessidade de concecta-lo à rede elétrica. Essa é a proposta da uBeam, uma startup que está desenvolvendo a tecnologia, que diga-se de passagem, é genial. O funcionamento é através de um transmissor que capta a energia elétrica e a transforma em ultrassom. Depois, um receptor no seu smartphone capta o ultrassom e o converte de novo em energia elétrica. Aliás, a tecnologia vai servir para carregar qualquer dispositivo sem fio.

O primeiro passo da startup é com o papel de parede, mas a tecnologia pode ser integrada a muitos outros tipos de materiais.

 

green-and-yellow-wall-home-wall-design-wallpaper-with-white-sofas-applied-on-the-wooden-floor-it-also-has-white-floor-lamp-applie-don-the-wooden-floor-1048x655

 

FIBRA DE COCO PARA EVITAR RACHADURAS

O coco possui fibras que são altamente resistentes. É só imaginar que um coqueiro pode ter mais de 30 metros de altura, e quando o fruto cai, ele continua intacto. Essa ideia levou pesquisadores da Alemanha a estudarem as fibras do coco para uso na construção civil. A fibra poderá ser misturada no concreto para evitar rachaduras.

 

para-produzir-as-biomantas-especie-de-tapete-feito-com-a-fibra-da-casca-do-coco-e-preciso-colher-o-coco-seco-depois-de-12-meses-no-pe-1379099173031_956x500

 

BIOCIMENTO

Uma das maiores revoluções tecnológicas na construção civil não tem nada a ver com computadores ou supermáquinas inteligentes, mas sim bactérias! Engenheiros europeus já estão produzindo o novo biocimento, que é gerado pela bactéria Sporosarcina pasteuri. O processo é feito misturando a bactéria com areia, cimento industrial reaproveitado e cascas de arroz. O tempo necessário é curto, de apenas 3 horas, e à temperatura de 30o, muito diferente dos 1.500o necessários para o produzir cimento industrial.

O biocimento não substitui o concreto tradicional, mas poderá ser usado normalmente para a construção de paredes.

 

bacterias

 

CIMENTO QUE BRILHA NO ESCURO

Pesquisadores do México desenvolveram um cimento fosforescente, que pode ser usado tanto para efeitos decorativos quanto para iluminar determinadas áreas. Será uma solução a mais para iluminação sustentável, sinalização de ruas e estradas, e também para a segurança de pedestres em ruas escuras, pois o próprio chão fica iluminado.

StudioRoosegaarde-Starry-Night-5-600x338

 

Adicionar comentário

©2015 ~ Todos direitos reservados ~ BRASCOR TEXTURA ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - Termos de uso | Política de privacidade