Como a psicologia das cores pode ser aplicada em sua casa

14 de dezembro de 2017 by in category Sem categoria with 0 and 0

O que é a psicologia das cores?

A psicologia das cores baseia-se nos efeitos mentais e emocionais que as cores têm nas pessoas em diversos aspectos da vida. Existem algumas peças muito subjetivas para a psicologia da cor, bem como alguns elementos mais aceitos e comprovados. Tenha em mente que também existem variações na interpretação, significado e percepção entre diferentes culturas.

 

Aplicando a psicologia das cores no dia-a-dia

Você sabia que tudo em sua volta pode estar influenciando suas emoções e estado de espírito? Você já notou que certos lugares especialmente irritam você? Ou que certos lugares são especialmente relaxantes e calmantes? Bem, há uma boa chance de que as cores desses espaços estejam causando esses efeitos.

Na arte, a cor é frequentemente associada às emoções de uma pessoa. A cor também pode influenciar o estado mental ou físico de uma pessoa. Por exemplo, estudos mostraram que algumas pessoas que olhavam a cor vermelha resultaram em uma frequência cardíaca aumentada, o que levou a adrenalina adicional a ser bombeada para a corrente sanguínea.

Também há efeitos psicológicos relacionados às cores, em relação a duas categorias principais: quente e fria. Cores quentes – como vermelho, amarelo e laranja – podem provocar uma variedade de emoções que vão do conforto e do calor à hostilidade e raiva. As cores frias – como o verde, o azul e o roxo – muitas vezes provocam sentimentos de calma e tristeza.

Os conceitos de psicologia da cor também podem ser aplicados na vida cotidiana. Por exemplo, talvez você esteja planejando repintar suas paredes ou redecorar uma casa ou sala com um novo esquema de cores. Bem, você pode querer considerar algumas dessas sugestões sobre cores e como elas podem afetar suas emoções e humor.

 

Efeitos psicológicos das cores frias

Precisa ser criativo? Quer ajuda para que suas sinapses cerebrais disparem? Tente utilizar a cor roxa. O roxo utiliza vermelho e azul para proporcionar um bom equilíbrio entre estimulação e serenidade que é suposto incentivar a criatividade. O roxo claro é dito resultar em um ambiente tranquilo, aliviando assim a tensão. Estas poderiam ser ótimas cores para uma casa ou escritório comercial.

Você está procurando um ambiente tranquilo e relaxante? Você pode considerar o uso de verde e / ou azul. Essas cores frias geralmente são consideradas repousantes. Na verdade, há um pouco de lógica científica aplicada a isso, porque o olho foca a cor verde diretamente na retina, e porque ela não tensiona muito os músculos dos olhos.

A cor azul é sugerida para cômodos com passagem de muitas pessoas, ou cômodos onde você ou outras pessoas gastarão quantidades significativas de tempo. Outra cor fria, o azul é tipicamente uma cor calmante e serena, que diz diminuir a respiração e baixar a pressão sanguínea. O quarto de dormir é um ótimo lugar para usar essas cores, pois elas devem ajudá-lo a relaxar.

Efeitos psicológicos de cores quentes

Quer criar um ambiente de estimulação ou estimular o apetite das pessoas? Você pode considerar usar as cores amarelo ou laranja. Essas cores são frequentemente associadas com alimentos e podem fazer com que sua barriga ronque um pouco. Você já se perguntou por que tantos restaurantes usam essas cores?

Você deve ter cuidado ao usar cores brilhantes como laranja e especialmente amarelo. Eles refletem mais luz e estimulam excessivamente os olhos de uma pessoa de modo que podem causar irritação. Você também provavelmente não quer pintar a sua sala de jantar ou a cozinha nessas cores, se você segue uma dieta regrada.

 

Efeitos psicológicos comuns das cores

Os seguintes são alguns efeitos psicológicos comuns das cores no Hemisfério Ocidental. Tenha em mente que certas cores ou tons podem resultar em significados muito diferentes. Pense neste artigo como um guia de início para a psicologia das cores.

 

Cor branca

Pureza

Inocência

Limpeza

Senso de espaço

Neutralidade

Luto (em algumas culturas / sociedades)

 

Cor negra

Autoridade

Poder

Força

Mal

Inteligência

Emagrecimento

Morte ou luto (em algumas culturas / sociedades)

 

Cor cinza

Neutralidade

Eternidade

Praticidade

 

Cor vermelha

Amor

Romance

Gentileza

Calor

Conforto

Energia

Excitação

Intensidade

Vida

Sangue

 

Cor laranja

Felicidade

Energia

Excitação

Entusiasmo

Calor

Prosperidade da riqueza

Sofisticação

Mudança

Estimulação

 

Cor amarela

Felicidade

Riso

Alegria

Calor

Otimismo

Fome

Intensidade

Frustração

Raiva

Atenção

 

Cor verde

Natureza

Refrescância

Crescimento

Dinheiro

Saúde

Inveja

Tranquilidade

Harmonia

Calma

Fertilidade

 

Cor azul

Calma

Serenidade

Frio

Despreocupação

Sabedoria

Fidelidade

Verdade

Foco

 

Cor roxa

Realeza

Riqueza

Sofisticação

Sabedoria

Exótico

Espiritual

Prosperidade

Respeito

Mistério

 

Cor marrom

Confiança

Estabilidade

Amizade

Tristeza

Calor

Conforto

Segurança

Natureza

Orgânico

Luto (em algumas culturas / sociedades)

 

Cor rosa

Romance

Amor

Gentileza

Calma

Agitação

Adicionar comentário

©2015 ~ Todos direitos reservados ~ BRASCOR TEXTURA ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - Termos de uso | Política de privacidade