Preparar a parede, seja para pintura textura ou com tinta, é fundamental pra você ter um bom resultado no acabamento, aém de evitar que surjam problemas depois.
Comece observando como está a sua parede. Dê uma olhada geral para ver se ela está suja, se tem mofo, se há tinta descascando, se está esfarelando e se tem trincas ou buracos. Caso você encontre algum (ou alguns) desses problemas, resolva-os antes da pintura.
Preparos
Mesmo que a parede esteja em bom estado (sem sujeira, sem manchas, sem trincas, sem buracos, sem tinta esfarelando), há uma forma básica de preparar a parede para pintura, que é primeiro lavar e secar e depois lixar a parede, serviço que pode ser feito com uma(lixa para ferro nº36. Depois é preciso retirar o pó com uma vassoura de pelo e pano úmido. Esse primeiro passo é essencial para ter uma pintura com qualidade e durabildiade, seja em paredes internas ou externas. Do contrário, a tinta pode apresentar problemas com o passar do tempo, como descascar, ou mesmo ficar com uma aparência ruim.
Veja agora os procedimentos para os problemas mais comuns a serem resolvidos antes da pintura.
Se a parede tiver manchas ou graxa, deve ser lavada com água e sabão neutro.
Se a parede tiver mofo, lave com água sanitária e deixe agir por uma hora, antes de enxaguar. Aguarde a secagem.
Se tiver tinta descascando, se tinha textura, adesivos ou papel de parede, o pintor deve lixar a parede ou raspar com a espátula, se estiver muito irregular.
Se a parede estiver esfarelando, vai ser preciso arrancar todo o reboco e fazer tudo de novo.
Massa corrida
Só depois disso, ele começa a usar massa corrida para corrigir irregularidades e tapar pequenos buracos (como os buracos de prego, por exemplo). Massa PVA é para ambientes internos e a massa acrílica é para ambientes externos ou áreas molhadas (banheiro, cozinha, lavanderia). Se as imperfeições forem muito profundas, aplique antes argamassa para reboco e espere secar antes de usar a massa corrida. E se os buracos forem realmente grandes, a parede deve ser refeita com tijolos.
A massa corrida deve secar e depois o pintor deve aplicar um fundo selador.
E só aí vem a tinta.
Parede nova
Se a parede acabou de ser construída, o reboco precisa secar por 28 dias antes de qualquer preparo para a pintura e recomenda-se usar um selador no reboco, antes de aplicar a massa corrida. Ele serve para preencher superfícies muito porosas porque ele penetra e se expande deixando-a mais uniforme para receber tinta e dá maior rendimento a ela.
Parede de gesso
Você pode usar um fundo reparador antes de fazer uma nova pintura. Ele fixa as partículas soltas e melhora a aderência da tinta.
Tijolo à vista
Para o tijolo ficar aparente, obviamente a parede não recebe reboco, nem massa. Mas ele deve ser impermeabilizado e pode ser pintado depois.
Parede já tem problemas? Tinta não resolve.
Se houver rachaduras, mofo ou infiltrações, não pinte. Conserte primeiro. Pintura não resolve esses problemas, só engana por um tempo.
Adicionar comentário