Pintura textura: como preparar a parede

22 de fevereiro de 2018 by in category News. with 0 and 1

Preparar a parede, seja para pintura textura ou com tinta, é fundamental pra você ter um bom resultado no acabamento, aém de evitar que surjam problemas depois.

Comece observando como está a sua parede. Dê uma olhada geral para ver se ela está suja, se tem mofo, se há tinta descascando, se está esfarelando e se tem trincas ou buracos. Caso você encontre algum (ou alguns) desses problemas, resolva-os antes da pintura.

Preparos

Mesmo que a parede esteja em bom estado (sem sujeira, sem manchas, sem trincas, sem buracos, sem tinta esfarelando), há uma forma básica de preparar a parede para pintura, que é primeiro lavar e secar e depois lixar a parede, serviço que pode ser feito com uma(lixa para ferro nº36. Depois é preciso retirar o pó com uma vassoura de pelo e pano úmido. Esse primeiro passo é essencial para ter uma pintura com qualidade e durabildiade, seja em paredes internas ou externas. Do contrário, a tinta pode apresentar problemas com o passar do tempo, como descascar, ou mesmo ficar com uma aparência ruim.

Veja agora os procedimentos para os problemas mais comuns a serem resolvidos antes da pintura.

  • Se a parede tiver manchas ou graxa, deve ser lavada com água e sabão neutro.
  • Se a parede tiver mofo, lave com água sanitária e deixe agir por uma hora, antes de enxaguar. Aguarde a secagem.
  • Se tiver tinta descascando, se tinha textura, adesivos ou papel de parede, o pintor deve lixar a parede ou raspar com a espátula, se estiver muito irregular.
  • Se a parede estiver esfarelando, vai ser preciso arrancar todo o reboco e fazer tudo de novo.

Massa corrida

Só depois disso, ele começa a usar massa corrida para corrigir irregularidades e tapar pequenos buracos (como os buracos de prego, por exemplo). Massa PVA é para ambientes internos e a massa acrílica é para ambientes externos ou áreas molhadas (banheiro, cozinha, lavanderia). Se as imperfeições forem muito profundas, aplique antes argamassa para reboco e espere secar antes de usar a massa corrida. E se os buracos forem realmente grandes, a parede deve ser refeita com tijolos.

A massa corrida deve secar e depois o pintor deve aplicar um fundo selador.

E só aí vem a tinta.

como preparar uma parede para pintura - parede com buraco

Parede nova

Se a parede acabou de ser construída, o reboco precisa secar por 28 dias antes de qualquer preparo para a pintura e recomenda-se usar um selador no reboco, antes de aplicar a massa corrida. Ele serve para preencher superfícies muito porosas porque ele penetra e se expande deixando-a mais uniforme para receber tinta e dá maior rendimento a ela.

Parede de gesso

Você pode usar um fundo reparador antes de fazer uma nova pintura. Ele fixa as partículas soltas e melhora a aderência da tinta.

Tijolo à vista

Para o tijolo ficar aparente, obviamente a parede não recebe reboco, nem massa. Mas ele deve ser impermeabilizado e pode ser pintado depois.

Parede já tem problemas? Tinta não resolve.

como preparar uma parede para pintura - parede com rachadura

Se houver rachaduras, mofo ou infiltrações, não pinte. Conserte primeiro. Pintura não resolve esses problemas, só engana por um tempo.

Adicionar comentário

©2015 ~ Todos direitos reservados ~ BRASCOR TEXTURA ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - Termos de uso | Política de privacidade