Como fazer grafiato – técnica básica

8 de março de 2018 by in category Sem categoria with 1 and 0

As texturas já se tornaram a primeira opção de acabamento ou reformas para muitas pessoas, por sua praticidade de aplicação, resistência, economia, beleza e a possibilidade de criar efeitos únicos. Mas às vezes surge uma dúvida grande dúvida que é partilhada por muitas pessoas: o certo é textura ou grafiato?

O que acontece é que, de modo geral, podemos chamar de textura qualquer tipo de acabamento que dê um aspecto diferenciado nas paredes, seja com ranhuras, desenhos, granulações ou até mesmo liso, desde que não seja apenas tinta. E dentro desse grande grupo de texturas, o que se tornou mais utilizado e famoso foi o grafiato, que nada mais é que um acabamento com ranhuras, com aspecto rústico. Ou seja, o grafiato é um tipo de textura!

Mas afinal, como fazer grafiato? É muito simples, mas você deve tomar alguns cuidados, principalmente antes de partir para a aplicação. Siga essas instruções simples e tenha um acabamento de alta qualidade. E se for preciso, contrate um especialista em aplicação de texturas.

1. A primeira parte é verificar se a parede que vai receber a textura não tem infiltrações, pois ela acaba com qualquer acabamento. Depois, é preciso que a parede esteja rebocada e bem lisa.

parede

2. Lixe toda a superfície da parede para retirar todas as camadas anteriores de tinta, textura ou de outros acabamentos. Depois de lixar, passe uma vassoura de cerdas macias para retirar o pó. Você também pode lavar a parede, mas aí tem que esperar até que ela seque completamente, o que pode levar mais de 48 horas em um clima quente e com boa ventilação dentro do cômodo.

lixa

3. Leia as instruções dos produtos para saber a forma de diluição e outras características de aplicação, como os materiais certos a serem utilizados, por exemplo.

4. Proteja o chão, rodapés e beiradas para que não sujem (pode ser com uma lona ou folhas de jornal) e aplique uma demão de primer com rolo de lã ou trincha, que é um fundo selador acrílico que proporciona total aderência e deixa a absorção da textura que será aplicada mais uniforme. Aplique o primer de modo uniforme, sem deixar pelotas ou bolhas. A secagem leva até 6 horas em condições normais de umidade do ar (entre 30% a 50%).

rolo-e-pincel5. Depois que o primer estiver totalmente seco, é a hora de aplicar o grafiato, o que geralmente é feito com espátula e desempenadeira. Ele pode vir já com pigmento ou então ser pintado depois. Aplique também uniformemente, para evitar que uma parte fique mais grossa que outra, sempre no mesmo sentido, ou seja, de cima para baixo ou de lado.

grafiato

6. E para dar o efeito de grafiato, com as ranhuras características desta decoração, é só passar um pente de metal. Logo em seguida, passe uma desempenadeira de PVC, para tirar as rebarbas deixadas pelo pente. Pronto! Fácil e rápido, com efeito decorativo rústico que embeleza o ambiente! A secagem total leva de 24 a 48 horas.

grafiato-pronto

 

 

Quer saber as principais vantagens das texturas sobre as tintas? Baixe nosso infográfico e fique por dentro. É só clicar na imagem abaixo:
Baixe o infográfico Tinta ou Textura

1 Comentário

  • Caetano
    on 22 de agosto de 2018 Responder

    Favor nos encaminhar matérias com novidades dos produtos e serviços.

    Grato

Adicionar comentário

©2015 ~ Todos direitos reservados ~ BRASCOR TEXTURA ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - Termos de uso | Política de privacidade