Como aplicar textura você mesmo

25 de outubro de 2018 by in category Sem categoria with 0 and 0

Como aplicar textura você mesmo: um passo-a-passo simples

 

O uso de texturas no acabamento de paredes vem crescendo cada vez mais. Isso acontece porque elas proporcionam muitas vantagens, como beleza, durabilidade, facilidade de manutenção e, principalmente, é fácil e rápido de aplicar. Tanto é que muitas pessoas decidem aplicar por conta própria, e com resultados excelentes. Então, para você que quer fazer o serviço por conta própria, preparamos um passo-a-passo bem simples, explicando como aplicar textura você mesmo. Acompanhe!

Antes de começar

Primeiro, escolha o modelo e cor da textura, de acordo com o local onde a textura vai ser aplicada, se em área externa ou interna. Também pense no acabamento, ou seja, se a textura vai ser lisa, se vai ter riscos para um aspecto mais rústico, ou se você vai usar rolos especiais que criam desenhos na textura.

 

Materiais necessários

  • Textura
  • Primer (fundo preparador)
  • Desempenadeira (pode ser de plástico, aço ou madeira)
  • Espátula
  • Rolo de pintura
  • Misturador (qualquer peça comprida, que sirva para misturar a textura)
  • Lona ou lençóis
  • Jornal ou papelão
  • Fita crepe
  • Produtos para criação de efeitos

  1. Preparo do local

Retire os móveis e quaisquer outros objetos do cômodo. Se não for possível retira-los, cubra com uma lona, lençol ou outro material que não absorva tintas. Cubra o chão com jornal ou papelão e prenda-o com fita crepe. O ideal é forrar o chão por toda a extensão da parede, sobre o rodapé ou bem rente da parede.

  1. Preparo da parede

Retire quadros, espelhos de interruptores e outros objetos presos à parede. Com uma lixa número 150 ou superior, lixe toda a parede para retirar a tinta. Se a parede tiver irregularidades ou pequenos furos, passe massa fina e alise-a com a desempenadeira. Verifique o tempo de espera de secagem na embalagem da massa fina. Depois, passe novamente a lixa, de modo que as áreas que receberam a massa fique bem nivelada.

Limpe toda a superfície da parede com um pano úmido e deixe secar completamente.

 

  1. Primer

A primeira aplicação deve ser com o primer, que é um fundo preparador, e serve para que a textura fique bem presa à parede e para deixa-la mais uniforme. Use o rolo de pintura e espalhe o primer uniformemente, indo do chão para o teto. Para quinas e locais onde o rolo não alcance, passe o primer com um pincel.

Espere o primer secar, o que em geral leva 4 horas, mas leia as instruções no rótulo da embalagem.

  1. Aplicando a textura

Agora é a hora de aplicar a textura. Misture bem a massa com o misturador, para que ela fique homogênea e mais maleável. Com a espátula, pegue uma boa quantidade, coloque na borda da desempenadeira e passe-a na parede, inclinada, indo do chão para o teto. Tome cuidado para espalhar a textura de modo uniforme, e mantendo sempre uma camada fina. Termina uma faixa indo do chão até o teto e, na hora de passar a seguinte, passe bem rente à outra que já foi feita. Passe a desempenadeira nas junções das faixas, para que toda a textura fique bem lisa e uniforme.

 

  1. Acabamento com efeitos

Antes que a textura seque, crie o efeito de acabamento que você escolheu. Existem diversas técnicas para isso, como passar os dentes de uma desempenadeira, pincel com fios duros ou os famosos rolos com desenhos padronizados.

  1. Finalização

Depois de criar o efeito, é só deixar a textura secando, pelo tempo indicado no rótulo da embalagem.

 

Aplicar textura você mesmo pode ser uma tarefa bem divertida! E você pode conferir mais dicas aqui no Blog da Brascor. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

©2015 ~ Todos direitos reservados ~ BRASCOR TEXTURA ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - Termos de uso | Política de privacidade