A infiltração causa pesadelos!

4 de janeiro de 2018 by in category Sem categoria with 0 and 2

Um dos piores problemas que pode acontecer na hora de reformar ou construir é a infiltração em parede. Ela pode acontecer por diversos motivos, como por exemplo:

  • casas construídas em locais com muita umidade
  • canos quebrados
  • infiltração a partir do solo
  • impermeabilização incorreta
  • calhas quebradas
  • vazamento em caixa de água
  • uso de materiais de construção de baixa qualidade
  • contratação de mão de obra sem qualificação

A maioria das infiltrações são mais comuns em banheiros e cozinhas, por causa da passagem de canos de água, mas as áreas externas também podem sofrer com esse problema, tanto por causa de encanamento com por chuva. Com isso, gasta-se tempo e dinheiro com reformas e o imóvel fica desvalorizado, por causa da deterioração de paredes, revestimentos, acabamentos e outros. Tintas ou texturas ficam com bolhas, o reboco se solta, os ferros de construção enferrujam, surge mofo e fungos prejudiciais à saúde, e tantos outros problemas.

 

Como resolver os problemas de infiltração

A técnica mais lógica e correta é fazer a impermeabilização do jeito certo. Para isso, é preciso um profissional que entenda muito bem do assunto, e também o uso de marcas confiáveis de impermeabilizantes. São diversas disponíveis no mercado de construção.

Para facilitar o serviço, a impermeabilização deve ser bem feita durante a construção, seguindo o projeto específico de construção. Mas como nem sempre isso acontece, pode ser preciso fazer uma reforma nas áreas que apresentam infiltração. Nessa hora é que a mão de obra mais conta, para encontrar os pontos de infiltração e utilizar as técnicas corretas para acabar com o problema.

Pode ser preciso contratar um encanador que faça o serviço especializado de caça-vazamento, com o uso de equipamento de ultrassom. Assim é possível encontrar vazamentos nos canos de distribuição internos. Nem é preciso falar que todo material utilizado na construção ou na reforma devem ser de confiança, com qualidade comprovada, para evitar problemas futuros. O valor pode até ser mais elevado, mas a alta durabilidade faz toda a diferença! Para se ter uma ideia, o valor de impermeabilização chega, em média, a 2% do valor total da obra, sendo que em uma reforma, esse valor pode ser maior que 10%.

Também pode acontecer de alguma área da casa ter umidade do ar elevada, o que causa o aparecimento de mofo. Aqui a saída é deixar essa área sempre bem ventilada e iluminada, de forma natural, como a luz do sol.

Se for uma nova construção, procure a orientação de seu engenheiro para saber se o terreno não tem chances de causar infiltração do solo para as paredes e, se for o caso, como a impermeabilização será feita.

Para fazer uma reforma de áreas com infiltração, cada caso tem que ser verificado separadamente. O profissional é quem vai indicar o melhor procedimento, mas que em geral inclui a retirada de revestimento ou reboco, a troca de canos e a impermeabilização correta da área afetada. Depois deve-se recolocar o novo revestimento, em todas as suas etapas, como reboco, massa corrida e por último a tinta.

Adicionar comentário

©2015 ~ Todos direitos reservados ~ BRASCOR TEXTURA ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - Termos de uso | Política de privacidade