Como armazenar barrica de grafiato do jeito certo

1 de março de 2018 by in category News with 0 and 2

Com exceção das tintas a base de água, a maioria das tintas utilizadas na indústria de revestimentos contêm solventes orgânicos inflamáveis. Defeitos na embalagem, danificações sofridas durante o transporte, manuseio incorreto na estocagem, ou ainda, aquecimento excessivo, podem causar vazamentos de solventes e acúmulo de seus vapores no ambiente. Essa situação também acontece com uma barrica de grafiato, caso ele esteja prepado com tinta. Se houver uma faísca elétrica ou uma chama aberta poderá ocorrer um acidente. A utilização de locais improvisados para o armazenamento de embalagens contendo tintas ou diluentes, quase sempre resulta em perdas na qualidade e na quantidade dos materiais e frequentemente ocorrem acidentes.

Sim, a falta de cuidados com as tintas e revestimentos pode ser até mesmo fatal. O vazamento de gases pode causar intoxicação, além de incêndio caso tenha alguma fonte de fogo ou de calor intenso no local. Então, sabendo que a segurança deve vir em primeiro lugar, preparamos esta matéria com algumas dicas para você saber o jeito correto de armazenar as tintas, solventes grafiatos, texturas e outros revestimentos, tanto para prevenir acidentes quanto para garantir a melhor qualidade dos produtos. Acompanhe.

 

Acesso

O local de armazenamento das barricas deve, de preferência, ser situado em andar térreo, de fácil acesso e com as vias mantidas sempre livres e desimpedidas. Não deixe as portas de acesso ao local de armazenamento trancadas, e também não deixe obstáculos no caminho, para facilitar a entrada e saída de pessoas, em caso de acidentes. O local deve se comunicar com o exterior por meio de uma porta de emergência, que possibilite a fuga em caso de vazamento de gases e incêndio.

 

Vizinhança com salas aquecidas

O local onde as barricas vão ficar armazenados não deve ter paredes comuns com áreas aquecidas, como salas de fornos ou estufas, a menos que haja isolamento térmico. É uma boa ideia também verificar se as paredes do local de armazenamento não sofrem aquecimento excessivo pelo sol.

 

Local apropriado

As barricas não devem ser armazenados sob escadas ou nas proximidades de áreas usadas para a saída ou passagem de pessoas, para evitar confinamento em caso de incêndio. Devem ser evitados nestes locais aparelhos ou equipamentos com escovas ou carvões que produzam faíscas ao funcionarem. Também não armazene nem deixe as barricas perto de máquinas que produzem calor durante o trabalho, para não aumentarem a temperatura do ambiente.

 

Local exclusivo

As barricas não devem ser armazenadas junto com outros tipos de materiais, principalmente os sólidos. As caixas de papelão devem ser retiradas, ficando estocadas somente as latas. Estopas, caixas de madeira, papéis, roupas e qualquer outro material inflamável, devem ser removidos do local de armazenamento, para assim evitar a possibilidade de algum desses materiais pegar fogo.

 

Ventilação

O local de armazenamento deve ser coberto, porém bem ventilado, sendo necessário que as paredes sejam construídas em parte ou totalmente com elementos vazados, ou com telas ou com grades. É preferível ventilação natural. No caso de ventilação forçada ou mecânica, os motores utilizados nos exaustores devem ser blindados e à prova de explosão, e devem passar por manutenção periodicamente, para garantir seu pleno funcionamento.

Fonte: goo.gl/DVxzqb

Adicionar comentário

©2015 ~ Todos direitos reservados ~ BRASCOR TEXTURA ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - Termos de uso | Política de privacidade